sábado, 12 de maio de 2012

Análise de livros didáticos sobre a Primeira República


Movimento Operário: Organização Sindical e Greve de 1917

Grupo: Andrezza Melo| Bruno Vitor| Pablo Lucena |Wellington Soares| Álvaro Duarte


O livro História e Reflexão de Gilberto Cotrim, aborda o período de consolidação da República no Brasil a partir de uma breve análise do governo provisório, através da descrição de seus primeiros governadores. Nos capítulos seguintes, é realizada uma subdivisão entre a estrutura que dava alicerce ao período histórico designado de “República Velha” e quais foram os principais movimentos e revoltas que se sucederam no período citado, como Movimento Operário, Revolta da Chibata entre tensões sociais e políticas. 

Já o autores, Nelson e Claudino Piletti em História & Vida Integrada traz uma abordagem bastante social, com uma tendência popular da República Velha. Ele inicia afirmando que o povo continuou excluído da participação política; em seu capítulo, com o assunto referido, entretanto, é fragmentado em diversos tópicos, quando busca salientar os diferentes levantes sociais do período proposto. Em contrapartida, Gilberto Cotrim já trás uma perspectiva voltada à análise do trabalho e  movimentos operários, destacando  a Greve de 1917, a qual corresponde ao nosso tema proposto do seminário.

Algo observado, que seria o destaque em relação a estrutura do livro, em que é apresentada  sobre a temática da República, percebemos, a busca no uso de elementos de síntese como tabelas com os nomes e anos de governo dos presidentes, e isso nos faz refletir sobre até que ponto o auxílio dessas estruturas, muito comum nos livros didáticos, contribuem efetivamente no processo de aprendizagem do aluno.




Referência
Cotrim, Gilberto. História & Reflexão. 6ª edição, 1997
Pilletti, Nelson & Claudino, Piletti. História & Vida Integrada. Editora Ática,2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário